Procure uma receita!

7.10.09

Torresminho a pururuca

Como disse ontem, o torresminho não pode faltar numa feijoada completa, certo?
Ele é meio chato de fazer, pq faz uma sujeira danada, mas vale a pena!!

Você vai precisar de:
Panceta ou toucinho, peça pro açougueiro limpar o couro e picar em quadradinhos (cerca de 100 a 150 gramas por pessoa.. se o pessoal comer bem, 150 costuma ser suficiente!)
Sal
Óleo

Primeiro tempere a carne com sal e deixe descansar uns 10 a 20 minutos. Em seguida, forre uma penela com óleo (meio centímetro de óleo no fundo da panela basta) e jogue toda a carne nela. Deixe em fogo baixo, pra ir fritando devagar e soltar bem a gordura. Frite-os por cerca de 50 minutos, até que fiquem amarelados (com cara de fritos) mexendo sempre para que não grudem um no outro ou no fundo.

Cuidado! Eles espirram bastante, então preste atenção pra não se queimar.

Depois de fritos, retire-os da gordura e coloque-os na geladeira, para que esfriem. Assim que estiverem frios, reaqueça a gordurar que ficou na panela até que ela começa a estalar e então jogue novamente toda a carne na gordura, mexendo sempre, até que fiquem pururucados.

Retire-os da gordura e coloque em papel de cozinha, para secar.

Pra quem gosta de comida pesada.. afff É uma perdição..

Se quiser fazer sem a feijoada, eles ficam ótimos com arroz, feijão, uma couve refogadinha e muita cerveja!

Dica 1: Muito cuidado a hora que estiver fritando o torresminho, pois a gordura costuma estourar. Mantenha a panela tampada o maior tempo possível e tome cuidado quando estiver mexendo.

Dica 2: a gordura que sobra na panela pode ser guardada por uns dias na geladeira e usada no feijão, no arroz ou em outra comida que você queira dar um gostinho especial...

Dica 3: Prefira usar toucinho da barriga. Quando for comprar, cheque antes se não tem marcas de machucado ou pêlos.

Dica 4: Se estiver fazendo a feijoada, guarde um pouco do torresmo pra por na farofa...

Dica 5: Se quiser, você pode congelar o torresminho no meio da receita. Quando tirar ele do primeiro óleo, congele-o e, quando for usar, basta esperar descongelar bem e fritá-lo em óleo bem quente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário