Procure uma receita!

6.10.09

Carapetal

Quando os escravos chegavam ao Brasil, eram mantidos em quarentena em galpões onde recebiam um saco com milho, farinha, frutas e tabaco. Esses sacos eram chamados de carapetal.
Depois de vendidos, eles preparavam sua própria comida, usando muitas vezes restos da comida de seus donos. Cozinhavam tudo em grandes caldeirões. Usavam muitas vezes feijão, farinha, carne seca...

Algumas escravas - jovens e bonitas - eram escolhidas para serem mucamas e viviam dentro da casa de seus senhorios. Muitas delas cozinhavam para os senhores da casa. Elas traziam consigo os hábitos alimentares de suas terras.


Muitas de nossas comidas mais tradicionais, com mais cara de Brasil, nasceram com os escravos. A feijoada, a carne seca e tantas outras, são comidas tipicamente escravas.

Quando procurava um nome para este blog, minha amiga Marlene, em sugestão, me falou o significado da palavra carapetal. Fiquei bastante contente, pois é a cara da nossa cozinha!

Neste blog pretendo trazer receita de comidas para o dia a dia, ou para uma ocasião especial. Receitas que gosto de experimentar e servir para amigos. Receitas mais elaboradas pra quem quer fazer algo diferente ou até a receita daquele arroz e feijão, bem tradicional, para quem está aprendendo a cozinhar agora.

Espero que curtam e participem!!

2 comentários:

  1. Úia! Cozinha nova...eba! Minha primeira sugestão de receita é o bolinho caipira. Beijo Princesa da Terra!

    ResponderExcluir
  2. Estou esperando a receita pra eu experimentar... ;)

    beijos!!

    ResponderExcluir