Procure uma receita!

17.10.09

Catchup

Você já experimentou um catchup caseiro? Não? Então prove esta receita:

2kg de tomate picado
1 ou 2 cebolas picadas grosseiramente
2 dentes de alho
1/2 pimentão vermelho picado
1/2 xícara (chá) vinagre
1/4 xícara (chá) açúcar
Cravo a gosto
1 pau de canela
2 folhas de louro
sal a gosto

Coloque numa panela os tomates, as cebolas, o pimentão, o alho e acrescente cerca de meio litro de água. Deixe cozinhando.

Em seguida, misture o vinagre e o açúcar e leve ao fogo mexendo sempre até o açúcar desmanchar. Então misture o louro, o cravo e a canela e cozinhe por uns 10 minutos. Fique de olho para não caramelizar! Tire do fogo e reserve a mistura enquanto os tomates cozinham.

Após uma hora, retire os tomates do fogo e bata-os no liquidificador. Misture com o vinagre e, se quiser, volte ao fogo até adquirir a consistência desejada. Acerte o sal e espere esfriar antes de servir.

Para guardar, retire os cravos, canela e louro de dentro da mistura (o gosto desses temperos vão se intensificando com o tempo se não forem retirados) e coloque a maior parte em um pote de vidro esterilizado e um pouco em um pote desses de catchup para ir servindo. Guarde na geladeira. Dura cerca de um mês.

Dica: se quiser um pouco apimentado, coloque uma pimenta dedo de moça ou malagueta sem sementes pra cozinhar junto com o tomate. Se quiser mais apimentado, coloque com as sementes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário