Procure uma receita!

17.5.10

Canja cura-tudo

Como disse outro dia, eu faço canja de duas maneiras diferentes e dei aqui a receita mais básica. Hoje eu estou fazendo canja novamente. Acordei com uma baita crise de asma e minha filha meio gripada, por isso escolhi esse prato hoje.

Sempre faço essa canja quando quero "curar" alguma coisa - de ressaca a gripes... Não cura, mas faz eu me sentir bem melhor.

O professor especialista em medicina tradicional chinesa Wanderley Casalecchi publicou um livro pela editora que eu trabalhava anos atrás onde defendia os poderes terapêuticos da canja - não a cura de doenças, mas o resgate da saúde. Depois, pesquisando um pouquinho, descobri que a medicina alopática não nega que a canja realmente tem efeitos terapêuticos. Ao contrário, parece que até já existem estudos comprovando isso.

O livro do Casalecchi trás uma explicação sobre porque você deve tomar canja sempre e inclusive um roteiro de quanto, quando, como e porque essa sopa deve ser ingerida. Eu não cheguei a seguir o roteiro, mas sempre apreciei muito esse prato e não tenho dúvidas que é a melhor coisa pra se tomar em dias de gripe ou ressaca.

De qualquer forma, acredite você ou não, prudência, dinheiro no bolso e canja de galinha, não fazem mal a ninguém... ;)

Inspirada pelo Casalecchi, eu criei a receita abaixo. Experimente!

Ingredientes:

1 peito de frango inteiro (com osso)
2 cebolas picadas a grosso modo (ou em quatro partes, desfolhada, como ele sugere)
3 tomates picados a grosso modo
1 xícara de arroz cru
5 dentes de alho picados (tb a grosso modo)
3 batatas picadas
2 cenouras em rodelas grosas
1 talo de alho poró em rodelas
1 pimentão picado
Azeite
Sal, salsinha, cebolinha e cominho a gosto.

Preparo:

Primeiro cubra o peito de frango com água, acrescente sal e deixe cozinhando por meia hora ou mais (até que as partes mais próximas dos ossos já estejam bem cozidas). Retire o peito de frango da água para esfriar um pouco, mas reserve a água. Depois, desfie bem o peito de frango, descartando os ossos.

Forre uma panela grande com cerca de meio centímetro de azeite. Espere esquentar e acrescente a cebola, deixando fritar um pouco. Depois acrescente o alho, espere fritar um pouco também e acrescente o frango já desfiado. Misture tudo muito bem e deixe refogar um pouco.

Em seguida, acrescente o tomate, o pimentão, a salsinha, a cebolinha e o alho poró. Mexa bem e deixe refogando por uns 5 a 10 minutos aproximadamente - mexendo de quando em quando. Depois acrescente a água que cozinhou o frango e os demais ingredientes (batata, cenoura, arroz e cominho). Misture tudo muito bem, complete com mais água e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até que a batata e a cenoura estejam desmanchando.

***

PS: Essa NÃO É a receita do Método Casalecchi! Se você chegou aqui procurando pela receita dele, você poderá encontrá-la aqui!
Ah! E se quiser saber mais sobre o método Casalecchi, acesse o site: http://www.metodocasalecchi.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário